A biblioteca escolar está a organizar um banco de recursos educativos digitais segundo a mesma classificação usada nas nossas estantes. No entanto, os recursos podem ser pesquisados por palavra-chave (por exemplo, "audiolivro") nesta ligação.
0 Generalidades
1 Filosofia. Psicologia
2 Religião. Teologia
3 Ciências Sociais
5 Ciências Puras
6 Ciências Aplicadas
7 Arte. Desporto
8 Língua. Linguística. Literatura
9 Geografia. Biografia. História
AÇÃO DE FORMAÇÃO
CONSTRUÇÃO DE REPOSITÓRIO DE RECURSOS
EDUCATIVOS DIGITAIS (PADDE/BIBLIOTECA ESCOLAR)
Objetivos da ação:
● Envolver os
intervenientes na criação e dinamização de um repositório de Recursos
Educativos Digitais (RED);
● Desenvolver mecanismos
de validação da qualidade dos recursos disponibilizados aos alunos;
● Promover uma cultura
de respeito pelos direitos de autor;
● Implementar a
utilização de fontes e recursos com qualidade.
Conteúdos:
●
Definição de RED
●
Definição e
potencialidades da curadoria de RED
●
Como localizar RED
●
Exploração da
ferramenta digital DIIGO
1ª Sessão
Links e
documento de apoio:
O que
são recursos educativos digitais?
MENTIMETER –
Curadoria de recursos educativos digitais
Onde podemos procurar recursos educativos
digitais?
PADLET - explorar as plataformas sugeridas
(documento de apoio: página 2) e selecionar um recurso; colocar o respetivo
link no Padlet e comentar a escolha de acordo com a pertinência e adequação aos
conteúdos da(s) disciplina(s) lecionada(s)
Como
organizar e disseminar os recursos educativos digitais?
Documento
de apoio: página 7
Como criar uma
conta DIIGO?
Documento
de apoio: página 10
2ª Sessão
Agregar conteúdos: colecionar, anotar, organizar, partilhar
1. Verificar acessos ao DIIGO (através da conta pessoal)
2. Criar 2 ou 3 LISTAS/OUTLINERS
3. Selecionar e agregar recursos (criar ETIQUETAS/TAGS)
4. Agregar conteúdos através da ferramenta DIIGOLET
DOCUMENTO DE APOIO (página 10)
5. Criar grupos no DIIGO
6. Partilhar recursos (curadoria colaborativa com a Biblioteca Escolar / partilha com os alunos)
Sem comentários:
Enviar um comentário