terça-feira, 23 de novembro de 2010

Livraria Lello entre as mais belas do mundo

A Livraria Lello, do Porto foi considerada a terceira mais bela do mundo pelo «Lonely Planet´s Best in Travel 2011». Uma pesquisa rápida na internet permitiu-nos seleccionar as seguintes ligações para a ficar a conhecer um pouco melhor.


Livraria Lello entre as mais belas do mundo
“Com pouco mais de 100 anos, esta jóia do estilo «art nouveau», na segunda cidade de Portugal, continua a ser uma das lojas mais deslumbrantes do mundo - talvez de todos os géneros (de lojas)”. É desta forma que a Livraria Lello, do Porto, é apresentada no «Lonely Planet´s Best in Travel 2011». O guia turístico australiano elegeu as dez livrarias do mundo e a Lello ficou em terceiro lugar.


Ontem esteve nas bocas do mundo por ter ficado em terceiro lugar numa lista do "Lonely Planet", mas isso não alterou o dia do seu dono. Antero Braga fez-nos uma visita guiada à Lello.



O edifício, de carácter ecléctico, com fachada neogótica, foi concebido segundo projecto do engenheiro Xavier Esteves, destacando-se fortemente na paisagem urbana envolvente. […] A fachada apresenta um arco abatido de grandes dimensões, com entrada central e duas montras laterais. No segundo registo, três janelas rectangulares ladeadas por duas figuras pintadas por José Bielman, representando a Arte e a Ciência, respectivamente. […] No interior, os arcos em ogiva apoiam-se nos pilares em que o escultor Romão Júnior esculpiu os bustos de escritores como Antero de Quental, Eça de Queiroz, Camilo Castelo Branco, Teófilo Braga, Tomás Ribeiro e Guerra Junqueiro, sob baldaquinos rendilhados, de linguagem neogótica.


E também encontrámos o “Lonely Planet's Best in Travel 2011” à venda.

Na Lonely Planet e na Amazon, onde até nos deixam folhear o livro!

......................................

DESAFIO
Em que página do guia da Lonely Planet é apresentada a Livraria Lello?
Responde nos comentários.
......................................

Sem comentários:

Enviar um comentário