segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gandhi foi assassinado a 30 de janeiro de 1948


Mohandas K. Gandhi, 1942.
(Credit: Wallace Kirkland - Time Life Pictures/Getty Images
Encyclopaedia Britannica Blog)
 O maior e, por estranho que pareça, o mais simples ensinamento que Gandhi nos transmitiu foi o de saber controlar a raiva, pois “(…) assim como o calor armazenado se transforma em energia a nossa raiva, controlada, pode-se transformar numa força capaz de mover o mundo”. Este controlo da raiva que acaba por ser um controlo de nós próprios enquanto seres morais, é dos atos mais difíceis de realizar, principalmente à nossa vista, miúdas de 17 anos, com, como se costuma dizer, o “sangue na guelra”, para quem a mínima injustiça é alvo de grandes e exageradas contestações. Mas com Mahatma Gandhi aprendemos que, através do amor, da compaixão e da passividade física em detrimento da raiva e da força, se consegue alcançar os nossos objetivos mais rapidamente e de uma forma muito mais satisfatória. Gandhi mais que um grande revolucionário pacífico, foi também um grande entendedor da alma humana, ou, talvez, O entendedor já que, conseguiu perceber que os seres humanos têm muito mais sucesso nas suas conquistas se usarem métodos espelhados no amor, na compaixão, na brandura e que não é necessário usar a força pois essa, usam-na os animais. A passividade é arrebatadora para o agressor, tal como se verificou numa recente manifestação na Colômbia, onde estudantes universitários ao invés de se revoltarem através do físico, resolveram oferecer flores aos polícias e abraçá-los. Este ato sensibilizou a sociedade colombiana e os próprios polícias presentes na manifestação, que ficaram rendidos.
Fascina-nos como, depois de mais de 50 anos, Gandhi ainda continua a influenciar cidadãos com os seus ideais! É terna e harmónica a maneira de ver o mundo através dos olhos de Gandhi e esta suavidade toca-nos por ser tão cheia de amor e de paz e, mais do que isso, por ter dado frutos e continuar a dar.

Teresa Osório e Mariana Antunes (12º G)

Para saber mais:

4 comentários:

  1. E eu faço anos no dia 4 de fevereiro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda me vais dizer o que queres que te faça, pois existe muita gente a fazer anos nesse dia e nao precisa de publicar no blog da escola.
      Contudo é de frisar que te deves achar um ser muito superior ou bastante infeliz para ter de dizer isto. Ainda irei descobrir quem é capaz de escrever tamanhas barbaridades, acreditando que estava a praticar um acto muito natural.

      p.s - parabéns!

      Eliminar
  2. Não sei a identidade verdadeira do Anónimo que escreveu a 8 de Feb às 04:36, mas concordo plenamente com o que diz, num discurso persuasivo e extramamente aclamativo! Adorei a sua forma delicada e interessante de escrever, e relativamente a esses seres que tem a mania que são supeiores, esses "forever alone", não merecem viver...Anónimo se estiveres pronto a assumir alguma relação ou algum tipo de "caso" contacta-me, fico à espera. p-s- Parabéns e mata-te

    ResponderEliminar