quarta-feira, 10 de outubro de 2012


A Literacia da informação é considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) uma competência basilar nos tempos de hoje, na medida em que prepara os cidadãos para a procura, a avaliação, o uso crítico e a criação de nova informação, de acordo com os objectivos pessoais, sociais e educativos de cada um.

A qualidade da informação a que acedemos determina em grande parte as nossas escolhas e ações, incluindo a nossa capacidade para usufruir das liberdades fundamentais e para investir no sucesso pessoal. Neste sentido, podemos afirmar que a literacia da informação representa para o século XXI o mesmo que a literacia representou para o século anterior.

A biblioteca escolar assume, de acordo com as directrizes da IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias), um papel fundamental na escola através do apoio pedagógico que presta aos alunos no desenvolvimento da literacia da informação, ou seja, no desenvolvimento de competências que os capacitam para a avaliação e a utilização da informação, independentemente do suporte e meio de difusão. Neste contexto, não podemos dissociar o conceito de literacia da informação do conceito de literacia digital, na medida em que, tendencialmente, acedemos à informação cada vez com mais frequência através de recursos digitais.

In Programa para o desenvolvimento da Literacia da Informação articulado com a biblioteca escolar

Este programa é uma adaptação do documento Programas para el desarrollo de la competencia informacional articulados desde la biblioteca escolar, da autoria da Consejeria de Educación, da Junta de Andalucia, março 2012. Pode ser acedido em: http://www.oei.es/noticias/spip.php?article10309


No sentido de criar condições que afirmem a sua dimensão promotora do desenvolvimento de competências em literacia da informação, tecnológica e digital em articulação com os conteúdos curriculares, a biblioteca da Escola Secundária de Santa Maria Maior está a desenvolver o projeto ARTICULAR - Literacias e Currículo, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do concurso Apoio a Bibliotecas de Escolas com Ensino Secundário.



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