sexta-feira, 16 de novembro de 2012

90 anos de José Saramago - Dia do Desassossego

A Fundação José Saramago acaba de lançar um novo espaço virtual para comemorar os 90 Anos do escritor - o Blog 90 Anos de José Saramago.

Uma curta biografia resume uma vida cheia e desassossegada. "Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18. [...]" Naquele tempo, nem sempre era possível registar as crianças no prazo legal estabelecido!

O dia de nascimento de Saramago será assinalado com um conjunto de iniciativas sob a designação de Dia do Desassossego, glosando a filosofia de vida do escritor e do homem, "vivo desassossegado, escrevo para desassossegar".

A biografia prossegue. "[...]Fez estudos secundários (liceais e técnicos) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Publicou o seu primeiro livro, um romance, Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar (até 1966).[...]"  Continuar >>

Para se desassossegar a obra é vasta e há muito por onde escolher...

13 comentários:

  1. Não tenhamos pressa,
    mas não percamos tempo. José Saramago

    10ºD

    ResponderEliminar
  2. "Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa." José Saramago 10ºD

    ResponderEliminar
  3. O espelho e os sonhos são coisas semelhantes, é como a imagem do homem diante de si próprio.

    ResponderEliminar
  4. É preciso variar, se não tivermos cuidado a vida torna-se rapidamente previsível, monótona, uma seca

    ResponderEliminar
  5. O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.

    ResponderEliminar
  6. 喜歡的可能是最好的方式是最糟糕的方式來享受。

    ResponderEliminar
  7. “O filho de José e Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo.”
    O Evangelho segundo Jesus Cristo
    10ºD

    ResponderEliminar
  8. O filme "Ensaio Sobre a Cegueira", que é reconhecido internacionalmente, foi baseado na obra de José Saramago.

    ResponderEliminar
  9. “Dizer um anjo que não é anjo de perdões, ou nada significa, ou significa demasiado, vamos por hipótese, que é anjo das condenações, é como se exclamasse, Perdoar, eu, que ideia estúpida, eu não perdoo, castigo. Mas os anjos, por definição, tirando aqueles querubins de espada flamejante que foram postos pelo Senhor a guardar o caminho da árvore da vida para que não voltassem pelos frutos dela os nossos primeiros pais, ou os seus descendentes, que somos nós, os anjos, íamos dizendo, não são polícias, não se encarregam das sujas mas socialmente necessárias tarefas de repressão, os anjos existem para tornar-nos a vida mais fácil, amparam-nos quando vamos a cair ao poço, guiam-nos no perigoso passo da ponte sobre o precipício, puxam-nos pelo braço quando estamos quase a ser atropelados por uma quadriga sem freio ou por um automóvel sem travões. Um anjo realmente merecedor de Jesus (...)”
    O Evangelho segundo Jesus Cristo
    10ºD

    ResponderEliminar
  10. O Saramago é mesmo fixeeeeeeeeeeee :) Manuel Gabriel 10ºZ

    ResponderEliminar
  11. Saramago previu situação atual há dez anos - http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=603983&tm=4&layout=123&visual=61

    ResponderEliminar
  12. Bom trabalho este, realizado pelos alunos da turma D, para comemorar o nascimento deste grade escritor, que deu mais uma vez ao mundo a capacidade de fazer Literatua, e não só.
    Professora Conceição Ferreira

    ResponderEliminar