quinta-feira, 13 de junho de 2019

Livros QR: Retalhos da vida de um médico

Apreciação crítica produzida no âmbito do projeto aLer+ - Ler para Ser Maior
Livros QR


“Um autor exemplo da fusão, sempre almejada, da literatura e da vida.”.
Fernando Namora retrata numa realidade de eufemismos a vida de um médico. Contratempos, histórias de vida e avarezas são as três características desta vida apaixonada (medicina) que o autor toca.
Narrativas como “A voz do sangue” e “O homem que queria morrer”, são dois dos retalhos com mais impacto nesta obra. A primeira reflete a realidade de uma noite vermelha, naquela que aparentava ser uma noite muito tranquila na vida de um médico, que é chamado para fazer o que mais ninguém consegue fazer. A segunda conta a história de um homem depressivo, que estava gravemente doente e queria desesperadamente acabar com a vida.
Dois contos de grande emoção e ânsia que fazem não querer parar de ler e mudar o nosso ponto de vista sobre a vida de um médico, fazendo perceber que ser médico não é a capacidade de entrar na faculdade e ser moldado - um médico é aquele que depois de levar com esse molde se consegue desenformar, corrigindo-o e entregar-se de corpo e alma a esta missão de curar e salvar pessoas.

Catarina Teixeira, 10º C


Sem comentários:

Enviar um comentário