domingo, 2 de junho de 2019

Filhos brilhantes, alunos fascinantes

Apreciação crítica produzida no âmbito do projeto aLer+ - Ler para Ser Maior
Livros QR

Li recentemente um livro de Augusto Cury que me marcou profundamente.
“Filhos brilhantes, alunos fascinantes não são aqueles que são sempre bem comportados, que não falham, que nunca choram ou tropeçam. Mas sim aqueles que aprendem a desenvolver consciência crítica, a decidir o caminho que devem percorrer, a trabalhar os seus erros, a construir a tolerância, a reconhecer os seus conflitos”.
Augusto Cury fala de um professor chamado Romanov, franzino, 1,55m de altura, que é contratado pela “escola dos pesadelos” para tentar mudar a estrutura daquela escola. Romanov tivera uma vida muito difícil e tinha visto a morte de perto. Passou então a fazer da sala de aula um campo de batalhas, no qual os alunos aprendiam a lutar pelos seus direitos.
Através da arte da pergunta e da música, Romanov começou a abrir a mente dos alunos. Tinha como objetivo estimular a sua inteligência e raciocínio através de conversas, histórias reais, às vezes até as dos próprios alunos… E, assim, os alunos começaram a entender que a vida é um livro, mas que pouco ensina a quem não sabe ler.
Além dos alunos, ele também conseguiu influenciar os outros professores e, lentamente, a “escola dos pesadelos” foi transformada na escola dos sonhos.
Este livro ensina muito sobre a vida, por isso aconselho a sua leitura a todos, pois como diz o autor: “Eu escrevi o livro para jovens dos nove aos noventa anos”.

Mariana Baganha

Sem comentários:

Enviar um comentário