sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Os da minha rua


OS DA MINHA RUA - ONDJAKI

Ndalu de Almeida, popularmente conhecido por Ondjaki, nasceu em Luanda em 1977. Apesar de jovem, publicou já vários livros (contos, romances, poesia), alguns premiados, e está traduzido em diversas línguas.



OS DA MINHA RUA, publicado pela Caminho, e galardoado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco 2007, é um livro de estórias.
Essas estórias são pequenos contos, em linguagem cinematográfica, simples e coloquial, que nos remetem para a infância traquina e irreverente dos “da minha rua” / dos “da minha infância”.

«(…) vi, pela primeira vez na minha vida, esses caroços que eles chamavam de «tremoços». (…)
Disseram para eu provar, não gostei do sabor. Mas pelo formato, e também por causa da experiência que eu já tinha com as fisgas lá na minha rua de Luanda, vi que aquele tremoço dava masé para ser disparado só assim apertando com os dedos. Fui lá fora treinar na árvore e quando voltei à sala já tinha a pontaria bem afinada. A primeira vítima foi a minha irmã, a segunda foi uma velha que estava lá sentada e que era muda. Fiquei todo satisfeito porque pensei que ela não fosse me queixar. Mas era uma velha queixinhas e o meu pai pôs-me de castigo.»
(Do conto «A ida ao Namibe»)

Sem comentários:

Enviar um comentário