quinta-feira, 25 de março de 2010

Os Anagramas de Varsóvia


Um excerto de Os Anagramas de Varsóvia de Richard Zimler. Ler para conhecer, e falar com o autor, na nossa escola, no dia 26 de Março às 10 horas, no ginásio. A sessão de autógrafos é na biblioteca, onde se encontram à venda alguns dos seus livros.

“No último sábado de Setembro de 1940, aluguei uma carroça puxada por um cavalo, com o respectivo cocheiro e dois homens pagos ao dia para me fazerem a mudança do meu andar junto ao rio para o apartamento de um quarto da minha sobrinha, situado num bairro judeu da cidade. Decidira sair de casa antes da criação oficial de um gueto, porque já nos fora proibido circular em grande parte da Varsóvia, e não precisava de uma bola de cristal para saber o que viria a seguir. Queria ser eu a estabelecer as condições do meu exílio - e poder escolher quem havia de ir para o meu andar. Já se tinha mudado para lá a filha de um cristão vizinho meu, estudante universitária, e o marido dela advogado.”

Zimler, Richard, Os Anagramas de Varsóvia

Sem comentários:

Enviar um comentário