segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cisnes Selvagens: Três Filhas da China

“ Um livro essencial para quem quer conhecer fases da história da China, desde os tempos feudais dos senhores da guerra, passando pela invasão Japonesa da Manchúria e pela guerra civil entre os comunistas e o Kuomintang de Chang Kai-Chek apoiado pelos americanos, até à barbárie da revolução cultural do PCC de Mao Tsé-Tung.”
Esta é a introdução da recensão literária de Miguel Franco à obra recomendada, uma obra que relata a história pessoal de três personagens femininas e, ao mesmo tempo, a História da grande China.

É uma obra intensa, profunda, composta de histórias que encaixam na História maior do país, um livro, que assim sendo, parece uma matrioska. A última das três figuras de mulher, decide recuperar a história de vida da mãe e da avó. Ao fazê-lo, recupera as histórias de muitas outras personagens que contracenaram em espaços e Tempos que voltam, pela escrita, a estar defronte de nós. (Ou será que somos nós que recuamos a esses passados?), esses espaços, tempos e pessoas põem a China em marcha e a História acontece. Nós, com ela e as suas «três filhas da China», partimos duma época feudal, de mulheres-objecto (o tempo da avó) para chegarmos a uma China comunista que trucidou muitas vidas, tirou a esperança de muitas outras e levou umas quantas, em nome da humana liberdade, a recuperar a história pessoal (a neta).

O que mais impressiona, é que este livro fala de pessoas reais, há fotografias a atestá-lo, há as memórias de família, há os arquivos. Portanto, a História foi servida pelas Letras que colocou no seco dos acontecimentos e dos factos, o humanismo e fez com a poesia das palavras acontecer uma espécie de redenção.

Recomenda-se a sua a leitura a todos os alunos.

Fátima Lopes
Projecto K.Leio

Sem comentários:

Enviar um comentário