segunda-feira, 22 de junho de 2020

Livros QR: Contos fantásticos

Apreciação crítica produzida no âmbito do Projeto de Leitura - Português - 10º ano.

Quando vi a sua capa pela primeira vez chamou-me logo a atenção por causa das cores usadas: o preto que simboliza o terror e ainda é possível visualizar uma presumível arma de um crime, um machado. Além disso, temos as letras do apelido do autor em vermelho que sugerem sangue das vítimas. Na contracapa, é visível uma pequena nota do autor bem como um cipreste, árvore dos cemitérios. 

Edgar Allan Poe foi autor, poeta, editor e crítico literário norte-americano que viveu no século XIX. (...) Um título bem diferente da capa. Mas não podemos julgar um livro pela capa! Passamos para os contos. 

O primeiro é "O Gato Preto”. O narrador mostra-nos a história de um homem que gostava de animais e encontrou uma mulher que partilhava o mesmo gosto. Mas ele tornou-se violento com tudo e todos, exceto com Plutão, o seu animal favorito. Porém a sua violência escalou de tal forma que acabou por afetar o gato, já que o olhar deste enervava-o, por isso decidiu tirar-lhe um olho. Apesar deste terrível ato, não ficou satisfeito e por isso fez algo ainda pior 

O segundo conto é "O Coração Revelador". O narrador é um homem louco que afirma ter os sentidos “aguçados”. Ele não gostava de um senhor idoso que tinha um olho de abutre que o inquietava bastante, por isso decidiu observar o velho durante sete dias e sete noites em que se escondeu na casa do senhor. Todas as noites, ficava a olhar para o homem à espera da altura certa para cometer o assassinato. Na oitava noite, decidiu avançar com o seu plano. Pegou na cama e atirou-a contra o homem com um golpe fatal. Para esconder o corpo, fez algo muito macabro... 

Estes dois contos estão ligados, porque os dois têm elementos comuns, o papel da insanidade sobre as ações do homem, a inocência dos assassinados e os homicídios voluntários sem motivos ou razões que os justificassem. Em ambos, o som tem como função desmascarar um assassinato, a tentativa de defesa da sua própria sanidade também. É de ressalvar que os títulos dos contos têm uma outra simbologia. 

Honestamente, não estava à espera de gostar de ler estes contos, mas adorei-os. Gostei muito do facto de não serem previsíveis e de serem bastante intrigantes. Considero-me um novo fan da escrita de Poe. Aconselho a todos a lerem e desfrutarem deste fantástico livro. 

Tiago Pinto,  10ºI

Sem comentários:

Enviar um comentário