sexta-feira, 19 de março de 2021

K.Leio: as mais importantes mulheres da nossa vida


Textos dos alunos do Clube K.Leio/12º F sobre mulheres de relevo nas suas próprias famílias. Um desafio da professora Fátima Lopes (disciplina de História).

Dia da Mulher

Diz-se por aí que a Mulher é a obra prima da criação, enquanto filha de uma grande Mulher assino por baixo.

Há quinhentos e quatro meses atrás, nasce aquela que viria a ser o meu grande modelo guia neste mundo de “Ser Mulher”. A ela, que já passou por vários episódios menos bons, desejo que saiba, assim como todas as mulheres que não precisa de textos de “enaltecimento” para ter noção do poder que tem em si mesma. Contudo, nada melhor do que fazer esse mesmo texto de “enaltecimento” à mulher mais persistente que alguma vez tive o prazer de conhecer.

A minha Mãe, aquela que consegue ler o meu silêncio e adivinhar o que sinto; aquela que teve uma infância atribulada entre hospitais, escola e trabalho.

Desde pequena que oiço a minha mãe a falar de têxteis, uma palavra esquisita e difícil na altura, achava eu. Com o passar dos anos entendi o conceito da palavra. Entendi que era o grande amor da vida dela. Ouvir a minha mãe a contar todo o processo de fazer uma simples camisola e ver o brilho no olhar dela era simplesmente incrível. Aos 16 anos, a minha mãe teve o poder de descobrir o que queria fazer para sempre.

Atualmente trabalha noutro ramo, mas é incrível como nunca esqueceu o seu primeiro amor, tão incrível que quase tem um ateliê em casa.

Com o passar dos anos foram aparecendo outros primeiros amores, como ela me diz “Tantos primeiros amores que resultaram no nosso núcleo”.

Aquele abril que aconteceu na vida da minha mãe, aconteceu só em setembro na minha, por escolha dela. Foi naquele momento que tive o prazer de compreender o quão persistente a minha mãe conseguia ser, foi ali que senti o quão forte é preciso ser para chegar ao patamar de “Mulher”.

Daquele mesmo abril até aos dias de hoje que a minha mãe refere que tem uma missão. Missão esta que será concretizada se “Confiarmos no tempo da vida”.

Esta frase, “Confiar no tempo da vida” lembro-me dela desde sempre e associo constantemente à Mulher que é a minha mãe. Toda a vida da minha mãe se resume agora àquela pequena frase e eu, não poderia ter mais orgulho dentro de mim enquanto filha.

Para finalizar, acho que nunca me senti tão nervosa a redigir um texto, talvez porque nunca refleti o suficiente em todos os feitos que a minha mãe atingiu.

A ti mãe, quero que saibas que toda a tua existência é, por si só um enorme ato de amor e por isso serei eternamente grata.


 

Sem comentários:

Enviar um comentário