A Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura e a
Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Socioeducativos conceberam
um projeto conjunto denominado Todos Juntos Podemos Ler, que
tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de
proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.
Cartaz e vídeo promocionais do projeto produzidos por Sílvia Lima e André Brandão do Curso profissional de Técnico de Audiovisuais |
Ano 2017-18
O que explorámos?
O MAR, Luísa Ducla Soares
O que fizemos?
Leitura e interpretação do poema.
Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento.
Reconto oral.
Produção de marcadores de livro.
Reescrita do poema em SPC.
Produção de apresentação em Powerpoint.
Criação de cenários e do "cineminha".
Leitura expressiva / apresentação ao público
(alunos do 1º ciclo do agrupamento e do pré-escolar em parceria com a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo).
Leitura em SPC (alunos do 1º ciclo do agrupamento).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que explorámos?
365 pinguins, Jean-Luc Fromental e Joelle Jolivet
O que fizemos?
Leitura e
interpretação do livro.
Opinião /
mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares /
expansão do conhecimento (questão ambiental; diferença e inclusão; cuidados com
os mais frágeis).
Reconto
oral.
Criação
de cenários e dos fantoches.
Dramatização / atividade
de expressão motora (coreografia) / apresentação ao público (crianças do 1º ciclo).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que explorámos?
O Ratinho Marinheiro, Luísa Ducla Soares
O que fizemos?
Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento.
Fichas de exploração da obra.
Reconto oral.
História em SPC.
Criação de cenários e dos fantoches.
Dramatização / apresentação a crianças do pré-escolar (Biblioteca Municipal de Viana do Castelo).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que explorámos?
A Onda, Suzy Lee
O que fizemos?
Observação das imagens e construção oral e escrita da história.
Fichas de exploração da obra.
História em SPC.
Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento.
Atividade de expressão motora / coreografia. Apresentação pública os alunos do 1º ciclo de agrupamento.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que explorámos?
O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner Andersen
O que fizemos?
Fichas de exploração.
Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento ( em articulação com as disciplinas de Português, Educação Visual, Geografia, TIc e Matemática).
Construção de um Powerpoint sobre a história do livro.
Construções em origami.
Painel com itinerário marítimo do Cavaleiro da Dinamarca.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Painel com itinerário marítimo do Cavaleiro da Dinamarca.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que explorámos?
O Pinguim Carteiro, Debi Gliori
O Pinguim Carteiro from Biblioteca MAIOR on Vimeo.
O que fizemos?
Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares.
Fichas de exploração da obra.
Criação de postais para troca entre pares, utilizando SPC e linguagem corrente.
Expansão do conhecimento: fichas de exploração de conteúdos (profissões, estado do tempo, reprodução dos animais).
Criação de cenário e adereços para a dramatização.
Dramatização do conto. Recolha e distribuição de postais.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que explorámos?
Pedro, o Pescador, José Viale Moutinho
O que fizemos?
Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares.
Expansão do conhecimento: fichas de exploração com conteúdos de Português e Matemática (revisão de referências temporais, leitura de números, medidas, resolução de problemas).
Atividade lúdica: construção do jogo de cartas "Encontrei o par do meu peixe" (pesquisa e tratamento de imagem, recorte e colagem); criação de regras para o jogo.
Produção de vídeo mapping (filme de animação).
Apresentação pública aos alunos do 1º ciclo do agrupamento e aos pais e encarregados de educação, seguida de palestra sobre Literacia Familiar.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O que explorámos?
A Árvore da Escola, Antonio Sandoval
O que fizemos?
Mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares - cuidados com a natureza.
Expansão do conhecimento - fichas de exploração com conteúdos de Matemática (os itinerários) e DPS (os graus de parentesco e as profissões).
Reconto em SPC.
Entrevista ao Diretor do Agrupamento e transcrição da mesma.
Criação e mensagens sobre a proteção da natureza.
Apresentação pública aos alunos do 1º ciclo o agrupamento.
Vídeo da atividade.
Ano 2018-19
Diário de bordo do trabalho realizado
Sem comentários:
Enviar um comentário