JUNTOS A LER O MAR




A Rede de Bibliotecas Escolares, Plano Nacional de Leitura e a Direção de Serviços da Educação Especial e Apoios Socioeducativos conceberam um projeto conjunto denominado Todos Juntos Podemos Ler, que tem como principal objetivo a criação de bibliotecas inclusivas, capazes de proporcionar oportunidades de leitura para todos os alunos.

Cartaz e vídeo promocionais do projeto produzidos por Sílvia Lima e André Brandão do Curso profissional de Técnico de Audiovisuais
No quadro de desenvolvimento do Projeto Curricular Integrador do nosso agrupamento, “Mar Maior”, o projeto Juntos a Ler o Mar surge como um forte mote para proporcionar o conhecimento pela leitura, aos alunos com NEE, do papel do mar nas suas vertentes cultural, social, educacional, ambiental e económica, estimulando, assim, o desenvolvimento de capacidades de leitura e a sua plena inclusão. 






O que explorámos?

          O MAR, Luísa Ducla Soares




O que fizemos?

Leitura e interpretação do poema.

Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento.

Reconto oral.

Produção de marcadores de livro.

Reescrita do poema em SPC.

Produção de apresentação em Powerpoint.

Criação de cenários e do "cineminha".

Leitura expressiva / apresentação ao público
(alunos do 1º ciclo do agrupamento e do pré-escolar em parceria com a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo).

Leitura em SPC (alunos do 1º ciclo do agrupamento).


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


O que explorámos?

          365 pinguins, Jean-Luc Fromental  e Joelle Jolivet




O que fizemos?


Leitura e interpretação do livro.

Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento (questão ambiental; diferença e inclusão; cuidados com os mais frágeis).


Reconto oral.

Criação de cenários e dos fantoches.

Dramatização / atividade de expressão motora (coreografia) / apresentação ao público (crianças do 1º ciclo).




~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que explorámos?

          O Ratinho Marinheiro, Luísa Ducla Soares 

 


O que fizemos?

Leitura e interpretação do livro.

Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento.

Fichas de exploração da obra.

Reconto oral.

História em SPC.

Criação de cenários e dos fantoches.




Dramatização / apresentação a crianças do pré-escolar (Biblioteca Municipal de Viana do Castelo).


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que explorámos?

          A Onda, Suzy Lee


O que fizemos?

Leitura e interpretação do livro.
Observação das imagens e construção oral e escrita da história.

Fichas de exploração da obra.

História em SPC.

Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento.

Atividade de expressão motora / coreografia. Apresentação pública os alunos do 1º ciclo de agrupamento.


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

O que explorámos?

          O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner Andersen


O que fizemos?

Leitura orientada e interpretação do livro.

Fichas de exploração.

Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares / expansão do conhecimento ( em articulação com as disciplinas de Português, Educação Visual, Geografia, TIc e Matemática).

Construção de um Powerpoint sobre a história do livro.
Construções em origami.






Painel com itinerário marítimo do Cavaleiro da Dinamarca.






~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



O que explorámos?

          O Pinguim Carteiro, Debi Gliori


O Pinguim Carteiro from Biblioteca MAIOR on Vimeo.


O que fizemos?

Leitura e exploração oral do conto.

Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares.

Fichas de exploração da obra.

Criação de postais para troca entre pares, utilizando SPC e linguagem corrente.

Expansão do conhecimento: fichas de exploração de conteúdos (profissões, estado do tempo, reprodução dos animais).

Criação de cenário e adereços para a dramatização.

Dramatização do conto. Recolha e distribuição de postais.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


O que explorámos?

          Pedro, o Pescador, José Viale Moutinho

Pedro, o Pescador from Biblioteca MAIOR on Vimeo.


O que fizemos?

Leitura e exploração oral do conto.

Opinião / mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares.

Expansão do conhecimento: fichas de exploração com conteúdos de Português e Matemática (revisão de referências temporais, leitura de números, medidas, resolução de problemas).

Atividade lúdica: construção do jogo de cartas "Encontrei o par do meu peixe" (pesquisa e tratamento de imagem, recorte e colagem); criação de regras para o jogo.

Produção de vídeo mapping (filme de animação).

Apresentação pública aos alunos do 1º ciclo do agrupamento e aos pais e encarregados de educação, seguida de palestra sobre Literacia Familiar.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~


O que explorámos?

          A Árvore da Escola, Antonio Sandoval


A Árvore da escola from Biblioteca MAIOR on Vimeo.

O que fizemos?

Leitura e exploração da obra.

Mobilização dos conhecimentos dos alunos / ligação aos conteúdos curriculares - cuidados com a natureza.

Expansão do conhecimento - fichas de exploração com conteúdos de Matemática (os itinerários) e DPS (os graus de parentesco e as profissões).

Reconto em SPC.

Entrevista ao Diretor do Agrupamento e transcrição da mesma.

Criação e mensagens sobre a proteção da natureza.

Apresentação pública aos alunos do 1º ciclo o agrupamento.

Vídeo da atividade.


Sem comentários:

Enviar um comentário