RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS

A biblioteca escolar está a organizar um banco de recursos educativos digitais segundo a mesma classificação usada nas nossas estantes. No entanto, os recursos podem ser pesquisados por palavra-chave (por exemplo, "audiolivro") nesta ligação.

Também pode encontrar aqui recursos para leitura inclusiva.


0 Generalidades

1 Filosofia. Psicologia

2 Religião. Teologia

3 Ciências Sociais

5 Ciências Puras

6 Ciências Aplicadas

7 Arte. Desporto

8 Língua. Linguística. Literatura

9 Geografia. Biografia. História



AÇÃO DE FORMAÇÃO

CONSTRUÇÃO DE REPOSITÓRIO DE RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS (PADDE/BIBLIOTECA ESCOLAR)


Objetivos da ação:

         Envolver os intervenientes na criação e dinamização de um repositório de Recursos Educativos Digitais (RED);

         Desenvolver mecanismos de validação da qualidade dos recursos disponibilizados aos alunos;

         Promover uma cultura de respeito pelos direitos de autor;

         Implementar a utilização de fontes e recursos com qualidade.

 

Conteúdos:

        Definição de RED

        Definição e potencialidades da curadoria de RED

        Como localizar RED

        Exploração da ferramenta digital DIIGO


1ª Sessão

Links e documento de apoio:

O que são recursos educativos digitais?

MENTIMETER – registar três palavras ou expressões associadas ao conceito de repositório de recursos digitais.


Curadoria de recursos educativos digitais 

DOCUMENTO DE APOIO


Onde podemos procurar recursos educativos digitais?

PADLET - explorar as plataformas sugeridas (documento de apoio: página 2) e selecionar um recurso; colocar o respetivo link no Padlet e comentar a escolha de acordo com a pertinência e adequação aos conteúdos da(s) disciplina(s) lecionada(s)


Como organizar e disseminar os recursos educativos digitais?

Documento de apoio: página 7

DIIGO SMM

DIIGO FREI


Como criar uma conta DIIGO?

Documento de apoio: página 10



        2ª Sessão


Agregar conteúdos: colecionar, anotar, organizar, partilhar

1. Verificar acessos ao DIIGO (através da conta pessoal)

2. Criar 2 ou 3 LISTAS/OUTLINERS

3. Selecionar e agregar recursos (criar ETIQUETAS/TAGS)

4. Agregar conteúdos através da ferramenta DIIGOLET

DOCUMENTO DE APOIO (página 10)


5. Criar grupos no DIIGO

6. Partilhar recursos (curadoria colaborativa com a Biblioteca Escolar / partilha com os alunos)



Sem comentários:

Enviar um comentário