quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O vendedor de passados


José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de Dezembro de 1960. Frequentou a nossa escola e os seus pais foram professores aqui. Estudou Agronomia e Sivicultura em Lisboa. É jornalista. É autor, entre vários outros, dos livros Estação das Chuvas (1997), Nação Crioula (1998), O Ano em Que Zumbi Tomou o Rio (2002), Catálogo de Sombras (2003), O Vendedor de Passados (2004), As Mulheres do Meu Pai (2007), Barroco Tropical (2009). Muitas das suas obras estão traduzidas para diversas línguas.

O Vendedor de Passados (The Book of Chamaleons, na versão em inglês) foi galardoado, em 2007, com o Independent Foreign Fiction Prize, prestigiado prémio promovido pelo diário britânico The independent em colaboração com o Conselho das Artes do Reino Unido.

«Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes, prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana, têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo, memórias felizes, consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres. A vida corre-lhe bem. Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. E então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer. Sátira feroz, mas divertida e bem humorada, à actual sociedade angolana, O Vendedor de Passados é também (ou principalmente) uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos.»
(Contracapa da 3ª edição, Publicações Dom Quixote)

Sem comentários:

Enviar um comentário