quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Filosofia foi à Biblioteca...

No ano de 2002, a UNESCO instituiu a celebração do Dia Mundial da Filosofia na terceira quinta-feira de Novembro de cada ano, com o desiderato de valorizar a importância do questionamento filosófico, da Filosofia, e como esta assume um papel fulcral no nosso dia-a-dia, na nossa vida. Este ano, o grupo de docentes da disciplina de Filosofia optou por desenvolver um projecto, com a colaboração dos seus respectivos alunos, focando e destacando três ilustres Filósofos: René Descartes, António Damásio e Antero de Quental.


Deste modo, no dia 18 de Novembro de 2010, as turmas B, D, E, F, H e J do 11º ano dirigiram-se à Biblioteca da Escola para comemorar o célebre Dia Mundial da Filosofia.


A sessão teve início às 15:30h com a entrevista efectuada, por uma rádio local, ao Professor Fernando Lago, onde foram abordadas questões como “Qual a importância da disciplina de Filosofia?”, “Qual o motivo que levou à escolha destes três autores?”, “Pensa que os alunos têm consciência do que é a disciplina?” e “Como se celebra, este ano, o Dia Mundial da Filosofia na Escola de Santa Maria Maior?”. Assim, a conferência anunciou-se de uma forma interessante e peculiar, uma vez que, para além da entrevista ao Professor Fernando Lago, foram também apresentadas na rádio as biografias dos autores supra-referidos, elaboradas e lidas pelos alunos do 11ºD. Esta turma compôs também panfletos acerca de René Descartes, António Damásio e Antero de Quental e compilou um artigo para o jornal “Aurora do Lima”.


De seguida, o Professor Fernando Lago proferiu um breve discurso de introdução à comemoração e deu-se a apresentação “António Damásio versus René Descartes” na qual os alunos do 11ºB evidenciaram e realçaram as diferentes ou antagónicas teorias e posições filosóficas dos distintos pensadores. Posteriormente, os alunos do 11ºH debruçaram-se sobre o sublime Antero de Quental salientando a sua vida e obra, o seu testemunho como poeta e político/socialista, e uma efémera análise das suas obras “Causas de Decadência dos Povos Peninsulares” e “Tendências Gerais da Filosofia do Século XIX”.
Concomitantemente, no exterior da Biblioteca foram expostas caricaturas de Filósofos produzidas pelos alunos de Artes do 11ºF, uma sucinta exposição dos pensamentos de vários Filósofos da autoria da turma 11ºE e uma fotobiografia organizada pelo 11ºJ.

Em suma, mais uma vez, as actividades propostas para a comemoração do Dia Mundial da Filosofia tiveram um resultado bastante positivo, deleitante e aprazível, não só pela favorável articulação dos trabalhos e do excelente desempenho das diferentes turmas, mas também pelo espírito de entreajuda e cooperação demonstrado pelos presentes: os alunos, os docentes e a Professora Bibliotecária, Cláudia Santos.

Raquel Pereira 11ºH

.

7 comentários:

  1. Uma tarde onde aprendi muito!

    Maria Henriques 11.ºH

    ResponderEliminar
  2. Costuma dizer-se que "uma imagem vale mais que mil palavras" mas com este texto a Raquel conseguiu descrever tudo na perfeição, invertendo a frase supra citada. Na verdade, só posso acrescentar que aprendi muito nesse dia e fiquei surpreendido pela forte adesão dos alunos.

    Bernardo 11ºB

    ResponderEliminar
  3. Eu tambem aprendi muito nesse dia!
    Parabens a todas as turmas e obrigado ao professor Fernando porque se nao fosse ele nao tinhamos aprendido tanto!
    Liliana 11ºH

    ResponderEliminar
  4. Uma boa experiência.
    Tiago Correia 11ºH

    ResponderEliminar
  5. Concordo com os colegas, pois foi um bom trabalho por parte de todos envolvidos.
    Inês Agra 11ºH

    ResponderEliminar
  6. Partilho a opinião dos meus caros colegas :)

    Um dia de união entre as diversas turmas, mas realço o excelente contributo dos alunos do 11H(sem esquecer os restantes).
    Quero tambem elogiar o paciente Professor Fernando Lago que sem duvida alguma: Sabe cativar as ''pestes'' do 11H.

    Belas palavras Raquel, é uma honra que sejas nossa delegada.

    Desculpem o comentário pouco ortodoxo :D

    Mercedes 11H

    ResponderEliminar
  7. Faço minhas as palavras da Mercedes!

    Foi sem dúvida alguma um trabalho que mereceu todas as apreciações positivas que teve.

    Quero ainda realçar que se não fosse o professor Fernando Lago, esta comemoração do dia da Filosofia não teria sido exequível, por isso, o felicito também.

    Sem me alongar muito mais, felicito conjuntamente todos os alunos participantes e espero que actividades desta qualidade se mantenham para o futuro.

    Susana Pereira 11ºH

    ResponderEliminar