terça-feira, 13 de março de 2012

Cavalete da Palavra 10G

Esta semana o Cavalete é da responsabilidade do 10º G. Publicamos aqui uma pequena amostra para vos despertar a curiosidade. Venham ler os outros textos, na área de exposições da biblioteca.


A HISTÓRIA DE UM MENDIGO

(…) Carlos perdeu os seus pais quando tinha apenas dez anos de idade e a sua irmã apenas um. Sofreu muito com o falecimento da sua família e foi acolhido, bem como a sua irmã, pelos tios maternos. Mas a convivência entre eles nunca foi fácil, Carlos tornou-se um rapaz muito revoltado e, sobretudo, começou a não gostar da escola. Havia discussões diárias até que um dia Carlos fugiu e ficou a viver na rua desde cedo. Estava habituado a dormir à chuva, à neve, enfim, a tudo a que qualquer sem abrigo se sujeita. O que ele tinha de mais precioso na vida era um velho amigo, já com os seus sessenta anos de idade, de nome Alberto, também ele mendigo, que lhe contava várias histórias e que no fundo o tratava como se fosse seu neto.
O tempo foi passando e Carlos, agora, já tinha dezasseis anos e o seu velho amigo morrera à fome. Que triste história… Carlos ficara abandonado e sem ninguém para conviver. Andava na rua a pedir comida, esmola e, quando tinha necessidade, roubava as pessoas na rua ou comida nos cafés.
(…)
Numa noite, fria e gelada, pôs-se a pensar nas histórias que o seu velho amigo Alberto lhe contava. A sua história favorita era a dos navegadores portugueses.
(…)
Naquela noite acabou por perceber que, se ele conseguisse tornar-se alguém na vida, conseguiria sair daquela vida de rua, daquela miséria. Estava farto de viver na pobreza e, sobretudo, na solidão.
Tinha o sonho de um dia criar uma família, ter dinheiro, ter uma casa onde viver, arranjar um emprego.
(…)
Anos mais tarde, Carlos, já formado em jornalismo, lança o seu primeiro livro “A história de um mendigo”, dedicado a Alberto. No dia do lançamento do seu livro tem a seu lado os tios e Mariana completamente embevecidos.

Alexandre Rolland, nº1, 10ºG



Sem comentários:

Enviar um comentário