domingo, 11 de maio de 2014

Ler o Mar em Viana

No âmbito do programa Ler+ Mar do Plano Nacional de Leitura, as bibliotecas do agrupamento viram o seu projeto “Ler o Mar em Viana” entre os dez selecionados a nível nacional.
Este projeto pretende que os alunos envolvidos trabalhem o tema do mar de forma interdisciplinar e sob as perspetivas científica, ambiental, geográfica, histórica e turística. A descoberta de textos em língua portuguesa, de diferentes tipologias e épocas e em diversos suportes, será o ponto de partida para o trabalho de pesquisa sobre o mar e a orla marítima de Viana do Castelo.
O projeto envolverá alunos do 8º ano e do ensino secundário, permitindo, por um lado, a articulação entre níveis de ensino e, por outro lado, uma dinâmica de interdisciplinaridade em que cada disciplina/área do saber contribui para a construção conjunta do conhecimento e para a elaboração do produto final: um roteiro turístico da orla marítima de Viana do Castelo com enfoque na observação de espécies e no percurso das fortificações. Para além do desenvolvimento de competências promotoras da aprendizagem, este projeto visa o reforço das dinâmicas de trabalho em contexto de agrupamento (articulação entre 3º ciclo e ensino secundário)e da abertura do agrupamento à comunidade através de parcerias com entidades locais e da intervenção do trabalho escolar na sua vivência.
Das diferentes atividades previstas no âmbito do projeto, realizou-se na passada quarta-feira na ESSMM uma conferência de apresentação do Parque Natural do Litoral Norte, pelo Dr. Artur Viana, supervisor do parque, destinada aos alunos do 8º ano da EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, com o objetivo de preparar visitas de estudo ao referido parque.
A visita para o primeiro grupo de alunos terá lugar na próxima segunda-feira e contará também com a presença de um grupo de alunos do 12º G (Artes Visuais) que fará a cobertura fotográfica da visita com captura de imagens das espécies observadas. Seguem-se sessões dinamizadas pelos professores de Ciências Naturais das turmas de 8º ano e pelas Bibliotecas Escolares do agrupamento sobre Literacia da Informação, visando técnicas e elaboração de trabalhos de pesquisa sobre o tema em estudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário