quarta-feira, 17 de junho de 2020

Livros QR: O Nome da Rosa

Apreciação crítica produzida no âmbito do Projeto de Leitura - Português - 10º ano.

O livro intitula-se “O nome da rosa” e foi escrito por Umberto Eco. Publicado pela primeira vez em 1980, trata-se de uma obra intemporal, considerada uma mais importantes de todos os tempos e escrita por um vulto da literatura italiana.
Apesar de todo o enredo ser ficcionado, a história tem por base acontecimentos reais que caracterizam a sociedade medieval do século XIV. Nesta época, o mundo assistia à supremacia da igreja católica que impunha as suas ideias e propósitos, à mercê da ignorância das populações e do temor a Deus. 
A ação desenrola-se no ano de 1327, em plena Idade Média. Este era um período de grande instabilidade religiosa no qual franciscanos e dominicanos se debatiam sobre assuntos como a pobreza da igreja. Os franciscanos apoiavam, à imagem de Jesus, uma igreja despojada de bens materiais, enquanto que os dominicanos reivindicavam o poder da igreja com a posse de bens físicos. A história passa-se num remoto mosteiro beneditino no norte da Itália onde iria ter lugar um importante encontro entre essas duas ordens religiosas em confronto. O mosteiro em causa era um verdadeiro símbolo de ostentação religiosa e possuía, para além de obras grandiosas e riquezas de valor incalculável, a maior biblioteca da Europa. Esta era constituída por uma vasta coleção de livros tanto cristãos como pagãos e por este motivo, apenas era acessível ao bibliotecário. Contudo, dias antes do encontro, estranhos eventos perturbam a calma deste lugar ameaçando a vida dos monges e o sucesso da reunião. 
Guilherme de Baskerville, um antigo inquisidor perspicaz e frade franciscano é designado para juntamente com o seu discípulo e narrador desta história Adso de Melk, descobrirem a causa de uma série de mortes que ocorrem neste local sagrado. 
Durante sete dias, Guilherme e Adso percorrem o caminho labiríntico e obscuro da busca pela verdade que os leva a descobrir não só o autor deste crime, mas todo um ambiente de conspirações e segredos que a abadia encerrava. Depois de examinar uma série de pistas, os dois religiosos chegam à conclusão que a resposta para estes crimes se encontra na misteriosa biblioteca do mosteiro, mais precisamente num livro proibido que estivera na posse de todas as vítimas. Mas agora, perguntam vocês, como pode a ocorrência destes trágicos eventos estar ligada a um simples livro? 
Do meu ponto de vista, este livro continua a ser atual e surpreendente, pois aborda aspetos do nosso dia-a-dia como a intolerância religiosa ou as discussões em torno dos dogmas da Igreja. Alguns temas como a mulher, a heresia ou mesmo o amor são descritos ao longo da história como profanos e repugnantes pelas personagens. 
Em suma, apesar do uso do pormenor tornar a leitura um pouco entediante, eu gostei deste romance pois combina uma série de acontecimentos históricos com um enredo policial de intriga. 

Patrícia Lopes, 10ºB nº 22

Sem comentários:

Enviar um comentário