quinta-feira, 9 de julho de 2020

Livros QR: D. Quixote de la Mancha

Apreciação crítica produzida no âmbito do Projeto de Leitura - Português - 10º ano.

Este livro foi escrito por Miguel de Cervantes, autor espanhol nasceu em 1547. Publicou este livro em 1605.

Tudo começa num pequeno lugar da Mancha, em Espanha. Vivia lá um fidalgo de nome Quijado ou Quijano. Tinha cerca de 50 anos e vivia com a sua empregada e a sua sobrinha. Era um homem muito magro e sonhador. Ele passava dia após dia, noite e após noite, a ler livros sobre cavalaria e, de tanto ler, começou a ficar louco... Na sua nova vida, seria um cavaleiro, tendo como inspiração as páginas que lera, vivendo uma autêntica fantasia.

Decidiu partir para uma nova aventura com o seu cavalo de nome Rocinante, numa manhã de Julho. Viajou ensonado e esfomeado. Depois de seguir viagem, foi encontrado, no chão, pois tinha levado tareia de um grupo de mercadores, por um lavrador da sua terra que o levou para casa. A família estava preocupadíssima porque ele estava desaparecido há cerca de seis dias.

Durante a recuperação, quis voltar para mais uma aventura, mas desta vez muito mais preparado e com a companhia do seu vizinho, Sancho Pança que fora com o seu burro. Sancho aceitou esta viagem porque pensou que poderia ser recompensado financeiramente com o que o nosso cavaleiro poderia vir a enfrentar.

O protagonista, ao longo desta viagem, irá interpretar situações completamente diferentes. Viu moinhos num campo e, na sua cabeça, associou-os a uns gigantes. Com a tentativa de os derrubar, foi pelos ares.

Como se entendia nos livros que lia, todos os cavaleiros tinham uma dama, alguém que os motivava de forma mais emocional. Por isso, lembrou-se da lavradora Aldonça Lourenço, por quem ele estivera apaixonado e deu lhe outro nome, Dulcineia del Toboso. Então, esta tornou-se numa grande paixoneta, que a própria desconhecia.

Eu escolhi este livro porque já conhecia a sua história e sempre ouvi este nome durante a minha infância. Adoro a forma como este livro está escrito, o passado ligado ao presente e a loucura associada ao cómico do protagonista!

Mariana Borlido – 10ºA


Sem comentários:

Enviar um comentário