quinta-feira, 18 de março de 2021

K.Leio: as mais importantes mulheres da nossa vida

 

Textos dos alunos do Clube K.Leio/12º F sobre mulheres de relevo nas suas próprias famílias. Um desafio da professora Fátima Lopes (disciplina de História).

Numa tarde muito especial de verão, uma mulher deu à luz. Foi nessa mesma tarde que nasci eu e a minha infinita admiração pela minha mãe. Assim como todas as figuras maternas, a minha sempre foi o centro do meu universo. Cartas, beijos, palavras, nunca foram nem nunca serão suficientes para expressar tudo que ela é aos meus olhos. Por isso, para além de uma apreciação enquanto minha mãe, vou prezá-la pela grande mulher que é.

Determinada, trabalhadora e humilde. Teimosa, instável e imprudente. Ao longo dos anos, vejo-a e aprendo um pouco mais. Aprendo que nem sempre está certa, que nem todos os dias são bons dias e que não tem todas as soluções. Assustador no início, deixarmos de ver os nossos pais como perfeitos, infalíveis e indestrutíveis. Até que chega a nossa própria altura de falhar. Sentimos o peso da palavra “desculpa”, a força que é precisa para superar maus dias e a coragem necessária para acreditar mesmo não sabendo o que nos espera. E é essa a beleza da minha mãe. O facto de ela não servir sempre de exemplo, mas ser a minha constante inspiração.

E hoje, é um facto indubitável que o meu conceito do que significa ser mulher, foi em grande parte influenciado por ela.

Ser mulher é ser forte mesmo quando nos são impostos limites, é gritar quando nos tentam silenciar, é darmos um pouco mais de nós mesmo na exaustão, é poder ser sensível sem que signifique que somos fracas. Ser mulher é ser extraordinária.

Para finalizar esta pequena glorificação à mulher mais importante da minha vida, quero agradecer-lhe por ser a maior razão pela qual me orgulho de ser mulher. Por ter fome de anunciar ao mundo tudo o que somos capazes. Por me ter ensinado a acreditar em mim e nas minhas capacidades.

É por causa de heroínas como a minha mãe, que o mundo está e continuará a evoluir.

Sem comentários:

Enviar um comentário