Este projeto realizou-se através de uma parceria entre biblioteca, professores de Formação Cívica (10º ano) e do grupo disciplinar de Economia e Centro de Informação Autárquico ao Consumidor.
Eram estes os objetivos iniciais, que consideramos integralmente cumpridos:
Dar a conhecer o CIAC (Centro de Informação Autárquico ao Consumidor);
Sensibilizar para os direitos e deveres do consumidor;
Simular situações de conflito de consumo;
Mediar situações de conflito de consumo;
Sensibilizar para a necessidade de recuperação do hábito da poupança familiar;
Sensibilizar para o consumo responsável;
Perspectivar o consumo como um acto de responsabilidade / intervenção social;
Reconhecer no consumerismo uma atitude de cidadania.
É com orgulho e satisfação que apresentamos alguns números, depois de feita a avaliação do projeto, no que diz respeito à participação da nossa escola:
- 16 turmas participantes, num total de 320 alunos;
- 17 professores envolvidos;
- cerca de 80 reclamações (simulações de conflitos de consumo) no portal de apoio ao consumidor do CIAC;
- 3 sessões de formação para os professores envolvidos promovidas pelo CIAC-Viana e realizadas na nossa escola.
Em jeito de conclusão, publicamos o trabalho final apresentado pela Mélodie Oliveira e pela Sofia Taveira do Curso Profissional de Técnico de Gestão (11º N) aquando da cerimónia pública de conclusão do projeto, promovida pelo CIAC de Viana do Castelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário