quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ARTICULAR - Literacias e Currículo





Inicia-se o novo ano letivo e a biblioteca da escola prepara-se para receber e apoiar os seus utilizadores.
Este ano, iremos desenvolver o projeto ARTICULAR – Literacias e Currículo.
Consolidando o papel da biblioteca enquanto promotora das novas literacias – da informação, tecnológica e digital -, este projeto traduzir-se-á na criação de um plano de formação para o desenvolvimento de competências no âmbito da pesquisa de informação em diferentes suportes e da utilização de equipamentos tecnológicos/ferramentas digitais no apoio à pesquisa, tratamento e produção de informação.

A ideia fundamental do projeto é articular estas competências com o currículo, isto é, contextualizá-las nos projetos que os alunos desenvolverão no âmbito do seu trabalho nas diversas disciplinas.

Acreditamos que desenvolver a capacidade de utilizar a informação de forma autónoma, crítica e ética é condição necessária para a formação de cidadãos intervenientes, capazes de se adaptarem à mudança e de conduzirem autonomamente o seu processo de aprendizagem ao longo da vida.

O projeto ARTICULAR – Literacias e Currículo é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito da candidatura ao Concurso de Apoio a Bibliotecas Escolares/Centros de Recursos de escolas com ensino secundário.


 
 
 

2 comentários:

  1. Muito interessante. Gostaria de conhecer o processo de desenvolvimento de um projeto assim.
    Se puderem partilhar...
    Agradecemos desde já!
    (eshc.biblioteca@gmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante. Gostaria de conhecer o processo de desenvolvimento de um projeto assim.
    Se puderem partilhar...
    Agradecemos desde já!
    (eshc.biblioteca@gmail.com)

    ResponderEliminar