domingo, 2 de junho de 2019

O remorso de Baltazar Serapião

Apreciação crítica produzida no âmbito do projeto aLer+ - Ler para Ser Maior
Livros QR


“O remorso de Baltazar Serapião”, do autor de renome Valter Hugo Mãe, é uma obra literária de escrita inovadora e com um estilo satírico inconfundível.
Este escritor cria uma história que gira em torno da mulher e do seu estatuto social na Idade Média. Embora aborde a violência doméstica e a exploração da mulher enquanto objeto de prazer em tempos remotos, a verdade é que, ainda hoje, esses problemas existem, o que os torna intemporais. Esta é a aventura de um homem (Baltazar) que, casando com a moça mais bonita da terra, se deixa levar pelo preconceito e pela “tradição”. Apesar de ele nos dizer que a ama e que a quer para sempre, Baltazar tem atitudes que consideramos puníveis, para com a sua amada, o que nos suscita sérias dúvidas quanto ao seu amor por ela.
Valter Hugo Mãe criou uma linguagem luxuriante e criativa que tornou este livro num poço de emoções. Ao longo da narrativa, as atitudes da personagem principal vão desencadeando várias reações no leitor, o que torna a história muito mais viciante e curiosa. Além disso, é bastante interessante a maneira como escreve, apenas com pontos finais e vírgulas.
Para concluir, apelo vivamente a que todos leiam este romance, pois é uma perspetiva interessante de ver o amor.

Inês Cerqueira, 10º G


Sem comentários:

Enviar um comentário