segunda-feira, 15 de março de 2021

K.Leio: as mais importantes mulheres da nossa vida

 


Textos dos alunos do Clube K.Leio/12º F sobre mulheres de relevo nas suas próprias famílias. Um desafio da professora Fátima Lopes (disciplina de História).

Há coisas dificílimas de fazer, uma delas é esta mesmo; escrever sobre as mulheres, principalmente sobre a mulher que nos dá a vida. Não sabemos onde ir buscar adjetivos nem formas de a elogiar, porque para nós nada se compara às nossas mães.

A minha mãe é sem dúvida a melhor do mundo e quando se separou do meu pai deu-me a maior prova de amor que alguém pode dar. Nasci no seio de uma junção de famílias de tal maneira espetacular que me custa até trazê-las para as palavras.

Desde sempre a minha mãe foi o pilar e quando era criança não a largava para nada, fazíamos tudo juntos; levava-me à escola, à catequese, íamos ao parque brincar aos domingos, passávamos a manhã de sábado na cama a ver televisão. Mas tudo isso teve um fim quando com oito anos os meus pais se separaram, depois de oito anos de casamento tudo caiu, como se de uma demolição se tratasse. Numa noite a minha mãe foi-se embora com tudo dentro do carro e deixou-me com o meu pai e tudo isso para eu puder ficar em Lanhelas na terra onde nasci e fui criado e não ter de me mudar para um contexto completamente diferente. A minha mãe viveu infeliz e com culpa, mas tudo para eu puder ser feliz, no sítio onde fui, sou e sempre o serei. Por isso sei e digo que a minha mãe é a melhor do mundo, pode ser só do meu mundo, mas é a melhor. É nestes momentos que podemos ver o quanto as mães amam os seus filhos ao ponto de estarem mal com elas mesmas para nós filhos termos uma vida alegre e feliz, são capazes de ao atravessar um rio cheio de correntes variadas e perigosas colocarem às costas o seu mundo para não nos afogarmos.

O Dia da Mulher não é só dia 8 de março, o Dia da Mulher é todos os dias, pois elas com força extrema, e por vezes redobrada, ultrapassam dificuldades que para nós homens são impensáveis, mas as mulheres fazem-no e sempre com um sorriso estampado.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário