terça-feira, 16 de março de 2021

K.Leio: as mais importantes mulheres da nossa vida

 


Textos dos alunos do Clube K.Leio/12º F sobre mulheres de relevo nas suas próprias famílias. Um desafio da professora Fátima Lopes (disciplina de História).

Falei com a minha mãe acerca deste trabalho, perguntei se tinha alguma história que achasse interessante e que ao mesmo tempo representasse o seu poder feminino, sem hesitar respondeu-me que o acontecimento mais relevante da sua vida foi de facto ser mãe. E é por isso que vou expor uma pequeníssima parte de todo o orgulho que lhe detenho.

É na nossa infância que somos apresentados ao tema de heróis/ídolos, e sendo rapaz sei que muitos desses passam por personagens fictícias cujo objetivo é salvar o mundo arrecadando a fama e confiança da população. Porque herói num filme ou conto é sinónimo de protagonismo, de reconhecimento. No entanto, é interessantíssimo como esta ideia se opõe à heroína que é a minha mãe, cujo principal objetivo é pôr todo o protagonismo tanto em mim como no meu irmão aceitando como recompensa um simples sorriso.

Em 2009 a separação dos meus pais foi inevitável e conduziu a uma rutura de relação entre a minha família e o meu pai, como era de esperar. Na altura com apenas 6 anos, o ocorrido passou-me um pouco ao lado, gerando apenas alguma confusão, no entanto o sofrimento da minha mãe era visível por qualquer idade. A verdade é que momentos de dor são as principais memórias que queremos apagar e por isso não consigo entrar em pormenores e explicar as razões que tornaram este divórcio tão indigno. O contacto com o meu pai foi cada vez menos até se tornar nulo, e todas as ajudas proporcionadas por ele tomaram o mesmo rumo. Destroçada, com dois filhos dependentes e com a pressão económica a aumentar fomos obrigados a mudar de casa três vezes. Contudo mudar de casa não foi a única solução que lhe ocorreu pois o dinheiro começava a não ser suficiente, surgindo assim a hipótese de aumentar a carga horária. Com o passar dos anos, até hoje, cada vez menos via a minha mãe, pois sai de manhã e volta à noite para que de facto nunca nos saia o sorriso da cara que tanto a completa.

E este é apenas um resumo do porquê a minha mãe não só é a melhor mãe do mundo como também a mulher mais forte que eu conheço. E sei que nada a consegue fazer descansar enquanto o meu sorriso e o do meu irmão se tornarem eternos.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário